Rio de Janeiro - Av. Padre Leonel Franca 110 - Gávea / (21-3478-1700) Whatsapp - / (21-98554-6511)

Terapia Específica na Água (evolução terapêutica do Halliwick + Ai Chi Clínico)

O Conceito de Terapia Específica na Água (evolução terapêutica do Halliwick + Ai Chi Clínico) está baseado em princípios da aprendizagem motora.

Informações

HW

Conceito Chave

Equilíbrio!

Descrição

O Conceito Halliwick está baseado em princípios da aprendizagem motora. Foi desenvolvido em 1950 por James McMillan, engenheiro britânico especializado em Mecânica dos Fluidos. Originalmente, era uma abordagem sistemática para ensinar pessoas deficientes (particularmente com problemas de equilíbrio) a nadar: o Programa de 10 Pontos. As metas finais eram independência e participação na vida comunitária. O Programa de 10 Pontos tem sido progressivamente adaptado aos objetivos (fisio) terapêuticos, denominando-se nesta etapa Terapia Específica na Água.

A IATF é responsável pelo nível qualitativo da Terapia Específica na Água. Neste curso de Terapia Específica na Água, ambos os conceitos (Programa de 10 Pontos e Terapia Específica na Água) estão interrelacionados. Metas e objetivos em todos os diferentes níveis da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF (OMS, 2001) podem ser atingidos e interconectados de forma lógica. A relação com a CIF permite combinar metas aos níveis da função, da atividade e da participação de uma forma integrada, holística. Ademais, no âmbito da Prática Baseada em Evidências, a legitimação do Halliwick está baseada em pesquisas clínicas recentes e em pesquisas na área das neurociências. Halliwick é um conceito magnífico para tratar problemas de estabilidade do tronco, neste ponto assemelhando-se ao Pilates. Na água, é inevitável que o tronco participe deste “jogo de equilíbrio”. Eis porque o Halliwick pode também ser utilizado facilmente como uma terapia de movimentos induzidos por contenção.

O aumento do controle postural pode ser utilizado em atividades correlatas, tais como, a Pista de Obstáculos e o Ai Chi. Estratégias de equilíbrio são ensinadas mediante habilidades e movimentos de reação intencionais, tais como, estratégias de passo. O Halliwick é uma maravilhosa terapia de solução de problemas, em um ambiente (aquático) com parâmetros e restrições alteradas e que tornam variáveis os inputs transmitidos ao sistema nervoso central. Especialmente nos campos da neurologia e da pediatria, o Halliwick é aplicado no mundo todo. Possui também seu valor no campo da ortopedia e da reumatologia. Neste curso, será ensinado o Halliwick com finalidade fisioterápica, como acima abordado, constituindo a Terapia Específica na Água, tanto para tratamento individual como em grupo.

International Aquatic Therapy Faculty (IATF)

A IATF – Escola Internacional de Terapia Aquática é uma entidade que visa assegurar a qualidade das técnicas e métodos de terapia aquática. Particularmente quanto ao Halliwick, segundo uma abordagem (fisio)terapêutica. A IATF utiliza tanto o Programa de 10 Pontos como a Terapia Específica na Água como constituintes de um sistema integrado e o relaciona aos problemas de saúde descritos na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde CIF (OMS, 2001). (Publicada no Brasil pela Edusp, 2003, ISBN 85-314-0784-2). O Halliwick é considerado como a implementação de um processo de tomada de decisões clínicas baseado em evidências. Evidências externas (tais como, pesquisas clínicas randomizadas em hidroterapia, diretrizes, opiniões de profissionais experientes e valores atribuídos pelos pacientes) são combinados para constituir as metas a serem atingidas. O critério SMART (*) de estabelecimento de metas é procedido utilizando uma escala de atingimento de metas ou sistemas Mymops, avaliando-se a seguir as metas por testes específicos para a água e testes ou questionários habituais para o solo. Halliwick é uma abordagem de (re)aprendizagem motora. Embora específica para a água, pode ser correlacionada a abordagens baseadas no solo, tais como, a neuro-reabilitação, o Bobath/NDT ou o MRP.

A Terapia Específica na Água permite aos terapeutas também trabalhar especificamente na água: – em estabilização nuclear (como no Pilates) – como uma terapia reativa – com os princípios dos movimentos induzidos por contenção – com uma abordagem de prevenção de quedas – de uma maneira motivacional, solucionadora de problemas – na modificação do comportamento de dor crônica. A Terapia Específica na Água pode ser integrada com e estendida a conceitos tais como o Método Bad Ragaz, o Ai Chi, a Pista de Obstáculos e o Relaxamento Aquático. Um grupo de fisioterapeutas qualificados foi selecionado para participar da IATF. Eles mutuamente cooperam para desenvolver os procedimentos terapêuticos consoante as idéias descritas acima.

_________________________________________________________________________

(*) Cada meta de tratamento deve ser SMART (acrônimo em Inglês para objetivo/esperto):

S= específica ao problema (relevante e simples para descrever)

M= mensurável (sob o aspecto da praticabilidade)

A= aceitável (passível de acordo com o paciente)

R= reproduzível (mensurações distintas conduzem sempre ao mesmo resultado)

T= programável (meta atingível em determinado prazo)

Carga Horária

71 horas-aula (Inclui Ai Chi Clínico)

Cronograma

Terapia Específica na Água, evolução terapêutica do Halliwick e Programa de 10 Pontos.
Inclui aplicações terapêuticas, treinos com pacientes reais, clinica baseada em evidências, raciocínio clínico, técnica Ai Chi para treino de equilíbrio estático e dinâmico, técnicas de neuroproteção, técnicas para alongamento das fáscias levando em conta neurodinâmica e o conceito da tensegridade, exercícios para coordenação e equilíbrio visando a prevenção de quedas, exercícios para o controle postural, avaliações no meio aquático e integração à CIF. Exame Final.

17 nov, 6ª f 8:45 / 19:00

18 nov, sab 8:45 / 19:00

19 nov, dom 8:45 / 19:00

20 nov, 2ª f 8:45 / 19:00 feriado

21 nov, 3ªf 8:45 / 19:00

22 nov, 4ªf 8:45 / 19:00

23 nov, 5ª f 8:45 / 14:15

Outros Cursos

Clique no curso