
Os desequilíbrios musculares decorrentes de sobrecargas e má distribuição do peso corporal alteram consideravelmente os arcos plantares, comprometendo suas funções de absorção de impactos e diminuem sua mobilidade. O pé plano é o desabamento do arco plantar.
A maioria das crianças entre 3-6 anos apresentam os pés planos, que normalizarão, em 80% das vezes, ao longo do crescimento. Uma pequena parcela destas crianças manterá o arco do pé aplainado e serão adultos com pé chato.
Embora esta patologia seja mais comumente encontrada em mulheres na 5ª e 6ª década de vida, ela pode ser vista também em outras idades, assim como em homens.
O tratamento da água é indicado pela diminuição ou anulação da força da gravidade pelo empuxo. O paciente pode caminhar numa profundidade ideal e o empuxo e a pressão hidrostática ajudam na circulação de retorno, diminuindo a dor.
Após a diminuição do quadro de dor é realizado um fortalecimento global junto com o alongamento da musculatura do pé, tornozelo, calcanhar e perna.
É utilizado o método Bad Ragaz para fortalecer e alongar, reequilibrando todas estas estruturas.